Muitos problemas podem ser facilmente resolvidos por você mesmo. Consulte nossas dicas abaixo. Mas, não hesite em contratar os serviços de profissionais especializados se necessário.
- PIA ENTUPIDA – Significa que, em algum local, existe material indevido que está obstruindo a passagem da água. A solução mais simples é retirar a água parada e adicionar ao cano algum produto desentupidor de pias – soda cáustica, etc… – que pode ser facilmente encontrado, inclusive em supermercados. Como esses produtos geralmente são perigosos, siga sempre as instruções do fabricante. Para manuseá-los utilize sempre luvas. Se o problema persistir, o próximo passo é tentar a desobstrução através do desentupidor de borracha – a ventosa. Coloque-o sobre o fundo da pia ( em cima do escoadouro ), abra a torneira para que a água cubra-o e bombeie vigorosamente para cima e para baixo, segurando em seu cabo. Se mesmo assim a pia ainda continuar entupida, significa que o problema pode estar no sifão, que – sendo de metal ou de plástico – pode e deve ser destarrachado para limpeza. Existem vários tipos: de PVC com cotovelo, em forma de “U”, sifão de chumbo, etc…que pode ser facilmente encontrado, inclusive em supermercados. Como esses produtos geralmente são perigosos, siga sempre as instruções do fabricante. Para manuseá-los utilize sempre luvas.
- VASO SANITÁRIO ENTUPIDO – Para desentupir o vaso sanitário, você provavelmente vai precisar de um desentupidor de borracha ( ventosa ). Deixe a água voltar até o seu nível normal – ou até onde for possível. Despeje de uma só vez um balde d’água no vaso. Se isso não funcionar, posicione o desentupidor em cima do vão de saída do vaso e bombeie vigorosamente para cima e para baixo. Se mesmo assim o entupimento persistir, você ainda pode tentar solucionar o problema introduzindo um extenso pedaço de arame grosso e flexível no vão da saída do vaso e mexê-lo, de forma a desobstruir a saída ou o cano. Percebendo que o problema foi solucionado, retire o arame. Para certificar-se que tudo está normal, dê descarga.
Se o problema ainda persistir, talvez seja melhor procurar ajuda com uma empresa especializada em entupimentos.
- TORNEIRA QUE NÃO PARA DE PINGAR – O mais comum quando a torneira não pára de pingar é a necessidade de uma válvula nova. Se, a princípio você não quer contratar os serviços de um encanador, é possível você mesmo trocar a válvula por uma nova. Não deixe a solução de lado por muito tempo: além de gastar água, ser incomodado com o barulho, o gotejar ainda cria limo nas pias, tanques e banheiras. A peça que você deve substituir é facilmente encontrada. Para saber qual a válvula indicada para a sua torneira, quando for comprar você deve saber qual tipo de torneira está apresentando problemas. Outra solução é substituir apenas o courinho, o que talvez seja mais fácil no caso de torneiras antigas. No entanto, torneiras mais modernas possuem anel de vedação ao invés do courinho. Se for esse o caso, você precisará saber a marca da torneira para saber qual é a peça indicada. Para executar esse reparo você vai precisar de, além da nova peça para substituição, chave inglesa / chave de boca, alicate, chave de fenda e pano velho. Antes de iniciar, feche o registro. Depois abra a torneira para escoar a água que está no cano. Só então comece a desmontar a torneira. Torneiras de tanque e de pia normalmente têm parafusos que prendem o volante – parte que seguramos para abrir a torneira – à haste. Se for esse o caso, desparafuse, solte a rosca de proteção da haste e, com a chave inglesa, desaperte a rosca da base. Retire a haste da torneira e substitua a válvula. Se para essa operação for utilizar a chave de boca para desapertar a torneira, coloque um pano velho entre a chave e a torneira, para proteger o acabamento metálico contra riscos. Só então desaperte a grande porca de dentro com a chave de boca.
Deixe uma resposta